quarta-feira, 4 de junho de 2014

Queijo Vegano

Mesmo não tendo cortado radicalmente os derivados de leite da minha dieta, diminuí muitíssimo o consumo destes desde que descobri que tenho intolerância à lactose. Ainda consumo esporadicamente com o uso da enzima Lactase que é a qual tenho deficiência.
Além do meu problema de intolerância, existe um outro motivo pelo qual deixei de consumir tanto os derivados de leite: A quantidade de hormônios e toxinas que se encontram no leite é elevadíssimo.
Você já deve ter ouvido falar que mães quando estão amamentando não podem consumir determinados alimentos ou remédios pois isso passa através do leite para o bebê, certo?
Bom, os produtores de leite não levam isso em conta quando produzem leite pra gente beber. Sendo assim todos os pesticidas presentes no alimento das vaquinhas, remédios  e todos os hormônios que estas produzem, estão no leite e no queijo que comemos no dia a dia.
São nada mais do que 59 tipos de hormônios ativos, gordura, pesticidas e colesterol que vem no delicioso queijo mussarela da sua pizza predileta, ou do inocente leitinho com chocolate de todas as manhãs.
Dentre esses hormônios encontram-se aqueles que a vaquinha passa para o seu bezerro crescer bem rapidinho (vulgo: engordar), imagina que você está tomando hormônios de crescimento e engorda! Isso é praticamente como tomar anabolizantes diariamente. E você achando que leite desnatado valia pra sua dieta! Ha! 
Não venha me dizer que você não toma leite nem come queijo que por isso está livre do leite! Dê uma olhadinha no rótulo de qualquer alimento industrializado, dificilmente não terá leite ou algum derivado.
Já estamos crescidinhos e não precisamos mais tomar um alimento que foi feito unica e exclusivamente para fazer um bezerro crescer e dobrar de tamanho a cada semana!
Obviamente nem os hormônios nem os pesticidas que se encontram no seu queijinho (magro, rs) de todas as manhãs encontram-se estipulados nos rótulos desses alimentos, vou citar alguns e seus efeitos já estudados em humanos:
DDE p,p': cancerígeno
Iprodione: cancerígeno, afeta o desenvolvimento fetal e reprodutivo, diruptor hormonal
Dicofol p,p': cancerígeno, afeta o desenvolvimento fetal e reprodutivo, diruptor hormonal
*http://www.whatsonmyfood.org/food.jsp?food=MK
**Só citei três, mas são 59, além dos pesticidas e etc.;)

Minha mão me deu uma sacola de uns 5 kg de nozes pecans, assim que estou procurando várias receitas pra fazer com elas. Uma delas é a de queijo vegano. 
Ficou uma delicia, com um sabor surpreendemente diferente de qualquer coisa que já provei (um sabor novo!), além do mais altamente nutritivo, pois além das nozes leva levedo de cerveja que contem todas as vitaminas do complexo B (colina, biotina e inositol), vitamina A,  sais minerais como cromo, zinco, cálcio, ferro, fósforo e selênio. Também possui proteínas e aminoácidos, carboidratos complexos, fibras dietéticas e ergosterol (precursor de vitamina D). Sugiro agregar ele na sua dieta! Coloque uma colherinha quando estiver cozinhando o arroz, por exemplo.
A noz pecã, ao contrário do leite é tão poderosa que a ingestão diária, mesmo em pequenas quantidades, pode evitar – acredite! – em até 65% o risco de doenças do coração. Isso porque reduz as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação antiinflamatória. Os responsáveis por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais, principalmente o linolênico e o linoléico. Mais: contêm fósforo e potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco.
Nada disso você pode encontrar no leite de vaca, pior ainda, não faltam noticias na TV e nos jornais de que se encontraram lotes de leite com formol, água oxigenada, coliformes fecais, água etc. Ou seja: tudo menos leite ou algo nutritivo de que você precise! Seja qual for a marca, nada é mais seguro do que preparar o seu próprio queijinho vegano ou leite vegetal! Vai ai a minha receita! E bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário