domingo, 23 de março de 2014

DETOX: 7o. e último dia!

Palavras finais:

Consciência alimentar:
Já a algum tempo venho experimentando uma jornada de autoconhecimento.
Acredito muito na chamada missão pessoal. Sei que cada um veio ao mundo com uma missão distinta para ajudar ao planeta e aos seres que vivem nela. Não que temos uma missão que possa mudar o mundo, mas uma que possa mudar algo na vida das pessoas e do espaço ao nosso entorno. Não fazendo pregaria, mas dando um exemplo.
Vamos ver como anda a sua consciência alimentar:
Você já leu o rótulo da comida que você come? Veja o rótulo de um cereal matinal para crianças, o Froot Loops:


- açúcar (como primeiro ingrediente quer dizer que a maior parte do produto é feita de açúcar)
- amido modificado (modificado a que?)
- farinha de milho degerminada (germinaram ao contrário?)
- glicerina (também tem no shampoo que eu uso, eca!)
- mono e diglicerídeos; 
- DATEM (o que significa?);
- sódio alginato;
- vermelho 40;
- azul 2;
- cor turmética; 
- amarelo 6;
- cor anatto;
- azul 1;
- BTH para frescura (será um ventiladorzinho?);
- Cor caramelo

Algo disto aqui te parece de perto a comida? Por qual motivo você daria isto para o seu filho? Não me diga que é por causa das vitaminas e minerais que estão no fim da etiqueta porque isso você encontra em muito mais quantidade numa mordida de maçã, sem nenhum desses aditivos desconhecidos e a um preço muito mais barato.

Sabe o que é BHT? Pode procurar que qualquer alimento processado tem:
"O di-terc-butil metil fenol (Butilado de hidroxitolueno BHT) é um composto orgânico lipossolúvel e antioxidante usado como aditivo alimentar (com o código E321), conservante (também para cosméticos), remédios, combustível, borracha e taxidermia". (wikipedia)
Tolueno??? isso é um solvente já proibido de colocar até em esmaltes por ser cancerígeno, imagina uma criança ingerindo uma caixa disso por semana somado com mais mil outros produtos que também têm!! É câncer na certa com 50 anos!
Esse ingrediente é apenas um exemplo dos milhões senão bilhões de substâncias tóxicas que ingerimos diariamente.
Ai você vai me dizer: mas também tem trigo, milho, aveia, isso não é saudável? Procure saber que agrotóxicos são usados na cultura desses "saudáveis alimentos" e se são transgênicos ou não.
Hoje a Jú foi fazer compras pra semana pós-detox e ela me disse bem orgulhosa que leu os ingredientes de tudo que ela comprou pra não comprar nada com conservantes! Isso sim que é ganhar consciência alimentar! E é por isso que a DETOX é importante! Emagrecer vai ser consequência, uma vez que vamos nos livrar dessas substâncias.
Faz um ano já que não tem mais alimentos processados na minha casa, não é nenhum bicho de sete cabeças. Nada em latas, caixinhas e sachezinhos! Também não tem glúten, lácteos (só kefir de leite cru) nem açúcar refinado. Parece que não sobrou mais mada pra comer né? SQN, meus pães são de milho, arroz, soja, mandioca, alfarroba, grão de bico, coco etc! Muito mais variados você não acha? Se abrir para o novo e fugir do status quo é algo que venho provando a anos na minha vida e definitivamente me faz sentir muito mais viva e menos um robô.

Importância de se manter saudável:
Tem gente que não liga pra barriguinha de chopp ou pros pneuzinhos a mais. Não ligar nem sofrer por isso tudo bem, mas não reconhecer que não é saudável são outros quinhentos. 
Se hoje você está com 10 quilos a mais do que seria o seu peso ideal. O que isso representa para seu corpo?
Vamos fazer uma simulação:
Imagine você subindo uma ladeira e andando de lá pra cá com uma mochila que pesa dez quilos.
Difícil né? Você chega no topo da ladeira com o coração na boca, seus batimentos cardíacos a mil, exausto, chega em casa e só pensa em se jogar no sofá comendo um lanche.
Bom, com o passar do tempo você se acostuma a carregar essa mochila, sendo assim que que somar mais cinco quilos é fichinha pra você! No começo é mais difícil mas como você é jovem e seu coração aguenta, não tem problema! E dale mais lanchinhos e docinhos.
Esta é uma simulação do sobre-esforço que você está fazendo com o seu corpo ano após ano somando quilinhos e quilinhos.
Não se surpreenda se aos 50 anos você tiver um infarte! o qual hoje em dia já não é privilégio dos homens acima dos 50 anos, tem jovem de trinta e até mulher morrendo de infarte.
Temos que nos amar mais! Eu amo bolo de brigadeiro com bastante recheio, coxinha, Mc Donalds etc, mas me amo mais! Demorei um tempo pra colocar minha saúde como prioridade, é um caminho difícil e que tem muita gente e fatores que não ajudam. Posso ficar muito feliz quando como uma barra de chocolate, mas uma leva a duas e duas levam a uma super torta e por aí vai. Como disse é bem difícil, mas tem que tentar.
Percebi isso com o cigarro. faz tempo que larguei, no Reveillon passado tava lá na festa e todo mundo fumando e bebendo. Fiquei morrendo de vontade ai peguei um light mesmo! Minha mente (a tal da vontade) queria muito fumar, mas para minha surpresa só consegui dar duas pitadas e meu corpo rejeitou.
É disso que eu falo, hoje eu até tenho vontade de comer uma super torta de chocolate, sempre pude comer vários pedaços, mas hoje uma fatia do bolo 70% do Amor aos Pedaços (sem glúten e sem lactose) me satisfaz tremendamente! Foi algo que conquistei a duras penas, mas porque decidi amar o meu corpo.

Descobrindo intolerâncias:
A Naty descobriu que evitando lactose e glúten a pele dela melhorava, problema que a levou a tomar por duas vezes Roacutan. Agora depende dela descobrir qual deles foi e removê-lo da dieta, assim como ela fez com a carne quando ela percebeu que quando não comia se sentia bem melhor.
A Pri descobriu que não precisa nem de remédios, chazinhos ou Activia para o intestino funcionar e já disse que vai se esforçar para comer uma refeição crua por dia e/ou dois dias raw por semana!
A decidiu que ainda quer chegar no peso ideal e que vai continuar com algumas refeições cruas, sem o glúten (que já está desde janeiro junto comigo) e já planejou uma Summer Detox!
Eu entrei nessa por causa da minha pele. Tenho as mesmas 'bolotinhas' que a Naty perdeu em três dias. Como já tinha eliminado leite, glutén e carne decidi experimentar uma detox para ver melhores resultados na minha pele. Não tive sucesso. O que me leva a crer que no meu caso o problema é hormonal, o que não deixa de ser uma descoberta!

Saldo Final:
- Vou procurar me informar melhor sobre que fatores hormonais podem estar afetando a minha pele;
- Na próxima detox quero estar mais bem preparada quanto a receitas pois senti que não variar o cardápio não ajuda pois enjoa e pode se tornar uma anorexia;
- Além de inovar o cardápio é preciso estar mais informada em como se virar em situações de almoços de negócios, viagens de avião etc. Vou procurar postar sobre isso!

Fotos de hoje:







- Um pouco das compras para a semana pós-detox, tudo sem glúten ou conservantes;
- A mão da Naty que ela percebeu que tá mais magrinha;
- Minha sopa morna, a receita passo a seguir!

























Um brinde com suco de limão e até a semana que vem!!! Obrigada!!

9 comentários:

  1. Na reta final da detox de 7 dias, tenho apenas uma palavra para definir esta semana: disciplina. Sei que aqui nos states tem muita oferta de comida crua e organica, o que torna tudo mais fácil - porem, a oferta de comida gorda (e deliciosa) também nao ajuda. Quem ajudou mesmo foram as minhas companheiras de dieta e a cabeça no lugar. Que venha a proxima no verao...Mas tenho que dizer - mal vejo a hora de comer uma fraldinha mal passada!! Jú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai Ju! Mal posso aguardar pra fazer a minha com vc no verão!! obrigada pela companhia!!

      Excluir
  2. Chantaaal! te acheeeei! adoreei seu blog! e compartilho DEMAIS da sua ideia de missões de vida e afins! a comida que comemos tem muuuito a ver com o que sentimos! aquela frase "nós somos o que comemos" é certa demais! gostaria de divulgar o seu blog no meu e adoooraria ser divulgada no seu! me passa o seu contato pra conversarmos, trocar ideias e nos conhecermos! um beijão! meu face é https://www.facebook.com/prismaia90 me adiciona lá pra gente conversar! um beijão! ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri!!! Já te divulguei na minha lista de blogs e já te add no face!!
      Bom saber q tantas pessoas estão buscando uma maior conexão com sigo mesmas (e com os demais) através da alimentação saudável! Keep in touch!

      Excluir
  3. Boa tarde Chanty, tudo bem?
    Sou amiga da Naty e acompanhei a Detox de voces, ontem vi o blog e tenho muito interesse em fazer tambem. Porem eu tenho um pequeno problema, descobri no final do ano que estou com cálculos na vesícula e ainda não fiz a cirurgia, acredito que em Maio, se tudo der certo..convenio, etc..
    Desde que descobri tenho me alimentado melhor e "direito" e já senti uma super diferença. Voce sabe me dizer se existe algum problema em fazer essa dieta Detox com esse problema que tenho hoje?
    Bom, na verdade queria saber mais sobre como fazer, mas antes preciso mesmo saber se devo ou não, mediante meu caso. Não tenho crises e não tive, descobri o cálculo na vesícula por um outro problema...rs
    É isso...se puder me responder vou ficar muito agradecida..rs
    Bjs e obrigada desde ja :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? que bom que vc acompanhou a detox!
      Sim, vc pode e super recomendo uma detox. O maior vilão das pedras na vesículas são as gorduras de origem animal, já que as pedras são formadas por colesterol e bile. Uma dieta vegetariana e sem gorduras é o ideal e o melhor de tudo é que podem fazer suas pedras desaparecerem. Não sei qual tipo de cirurgia vc pretende fazer, mas remover a vesícula deveria ser pensado com cuidado já que existem diversos estudos comprovando que sua remoção aumenta e muito a chance de desenvolver cancer de cólon!
      Conversemos mais por aki ou por meu e-mail pessoal caso tenha dúvidas!

      Excluir
  4. Passei muito mal de madrugada tive gripe e me atacou a bronquite, tive que tomar remédios e fiz inalação, a inalação acelera o coração e você sente mais fome. Comecei a passar mais mal do que já estava depois que tomei remédios, minha mãe fez eu comer sopa pois estava com o estomago vazio e só com remédios (sopa de batatinha e peito de frango, sopa bem leve quando estou doente). De manhã minha mãe me fez tomar café da manha também eu acordo as 5 da manhã, então não dormi quase nada a noite inteira. Duas horas após fui me pesar e tinha engordado 1 quilo! Estava com 64,60! O resto do dia passei muito mal de fraqueza, enjoo de tudo o que comia (até de banana) e minha barriga ficou inchada o dia inteiro. Comi bem pouco e coisas bem leves como peixe, arroz integral, muita água, salada e frutas.

    ResponderExcluir
  5. Fran, sua imunidade caiu porque como venho te dizendo vc está comendo muito pouco, trabalhando e estudando demais, alem de dormir pouco!
    Fez bem em ter comido. Queria que ficasse claro que para fazer essa dieta tem que poder e ter tempo pra comer bem, se não ingerir calorias e nutrientes suficientes, o corpo debilita. A diferença de uma dieta cozida, qq besteirinha industrializada ja tem bastante caloria, e abastece, mas não faz bem ne? se cuida! Acho que deu pra vc aprender que não precisa comer tanta besteira ne? PARABENS!!

    ResponderExcluir