segunda-feira, 17 de março de 2014

DETOX: Jantar (primeiro dia)

Queria dizer que pra ajudar umas às outras fizemos um grupo no Whatsapp assim podíamos trocar experiências momento a momento, o que resulta muito divertido.
De manhã e no almoço estava uma euforia de novidades, fotos, dicas!
Depois do almoço todo mundo nem acreditava em como estavam saciadas e sem fome só com saladas.
No final da tarde os comentários foram sendo mais espaçados e mais pra noitinha já havia gente com dor de cabeça, duas com muito sono, outra com a sensação de pedras no estômago. Duas voltaram pra casa mais cedo do trabalho, uma com muita fraqueza. Eu mesma comecei a sentir uma dorzinha de cabeça que logo passou, estou muito bem e sem fome alguma, somente falta tomar o suco de limão e cama!
Imagino que amanhã será um dia de mal humor e de que alguém pode começar a cogitar em desistir, o que não é problema! Tentar é o importante! Senão como saber se vai gostar né?
O que quero explicar é o porquê desses sintomas. Quando passamos por situações que fogem da nossa rotina, é que nos conhecemos melhor, sabemos dos nosso limites e forças que nem sabíamos que tínhamos, isso já deve ter acontecido em diversas situações na sua vida, não é? 

Este é um bom caminho para percebermos e conhecermos mais o nosso corpo, nosso templo.

Imaginem que todos os dias no café da manhã você esteja habituado a comer pelo menos 2 fatias de pão integral com manteiga, uma xícara de café com leite, e uma maçã (até ai já são 335kcal) e no almoço mais um prato de arroz com feijão, um filé de frango e salada de alface, tomate e cenoura (429 kcal) e mais uma fatia de bolo de "sobremezinha" (227 kcal), quantas calorias tem até ai? 991 kcal!!! Isso que não tem nenhum petisquinho, biscoitinho, barrinha de cereal que você (e eu também!!) beliscamos no decorrer do dia, e que o almoço está beeem simples. No meu caso, pelo meu IMC eu deveria ingerir por dia 1589 kcal por dia, sendo que até agora eu ingeri quase mil, imagina ficar até o fim do dia com mais 600 kcal??? Obviamente eu não fico, e não como só isso no almoço, tem muito mais variedade de quitutes no meu prato. Isso quer dizer que meu organismo precisa de 1600 kcal por dia eu eu estou dando pelo menos 3ooo kcal, ano após ano. Obviamente que meu organismo já não sabe mais trabalhar com tão pouco energia, mesmo que para estar bem e saudável eu precise da metade...Aí vão os sintomas:

Muito sono: Como você não está ingerindo o que seu organismo quer e está acostumado, ele vai tentar "apagar"você, dessa forma você consome menos energia se está dormindo.

Dor de cabeça: Isso faz parte da síndrome de abstinência, você não precisa de mais comida mas seu corpo (viciado em comida além da conta) está tentando te dizer que você tem que comer mais, dando um sinal (a dor). Quantas vezes já não aconteceu com você que ficou com dor de cabeça ai comeu e a dor passou? Comigo várias! Mas isso não quer dizer que você precisava fisiologicamente dessas calorias, mas o seu corpo está viciado nelas, não tem nada de diferente nisso se comparado ao vício das drogas, álcool, doces etc.

Tremedeira: É um outro sinal, assim como a dor de cabeça, que seu corpo tenta te dar pra você ingerir esse excesso de calorias do qual seu corpo está tão acostumado.

Sensação de extrema saciedade (como se tivesse comido demais): Essa se deve a uma incorreta combinação de alimentos. Existem frutas que são indigestas, como no caso do melão e da melancia (melhor não misturar com outras). Isso varia de pessoa para pessoa, cada um tem que aprender a se conhecer melhor. Ou ao misturar frutas ácidas com doces (isso inclui cenoura e beterraba), uma impede a digestão da outra pois têm velocidades de digestão distintas.

Mau humor: Pode ser decorrente de falta de serotonina (chocolate, brigadeiro, etc),  ou de estar com alguns dos sintomas acima mencionados que tiram o nosso humor. Além do mais pra quem tem o hábito de tomar café e não pode, fumar e não pode, obviamente vai ficar de mau humor.

Consideração MUITO importante: o que quero é explicar o porquê dos sintomas, mas em nenhum momento quero que deixemos de prestar atenção no que o nosso corpo nos está avisando ou pedindo. Eu encaro a DETOX muito além de um método-para-emagrecer, eu o encaro como um método de autoconhecimento. Se estou com dor de cabeça e SEI que comi o suficiente de calorias, então sei que faz parte das "manhas" do meu corpo para conseguir calorias e não de que realmente preciso comer uma barra de chocolate. 

Como disse a minha irmã "se passar do terceiro dia, depois fica mais fácil", e eu concordo com ela. Como eu já fiz muitas vezes, cada vez é mais fácil e gosto de ver a minha evolução e as mudanças no meu corpo.
Fazer detox dá uma lucidez metal incrível!!
1) Imagine o esforço do nosso corpo ao digerir um filé a parmeggiana cheio de queijo e gorduras, arroz e batatas fritas, mais o refri e a sobremesa.
2) Agora imagine que você tem que tomar uma decisão imediata e certeira no trabalho e você está se sentindo cheio e estufado de ter acabado de almoçar tudo isso. 
3) Obviamente você teria mais lucidez e claridade de pensamento se você tivesse tido uma refeição leve e cheia de enzimas! (isso obviamente a partir do momento em que você já se acostumou a comer leve, e não no primeiro dia da detox quando seu mau humor está nas cucuias, rs.)

Aqui vão as fotos que enviaram no fim do dia, olhem que lindas e inspiradoras!!! AMEI



















Algo legal:
Tem um site que tem uma calculadora de calorias muito legal que usei para fazer as continhas aqui, você coloca o que comeu e ela calcula certinho quantas calorias, bem legal! deve ter algum app de celular que também faz isso!

Gente foi um prazer compartilhar este primeiro dia com vocês!! Vamos em frente!
Muito amor!! Obrigada!

2 comentários:

  1. Meu querido diario,
    O 1o dia foi tenso. Minha concentracao na aula diminuiu. Acho q o foco tava td na detox. Fiquei com bastante dor de cabeca e mal estar. Bom, so consegui fazer no. 2 a noite e acho q foi por td q nao foi durante o dia. Dormi...
    Acordei bem, sem dor e disposta e tchanan ja fiz no. 2. Quero inovar nas receitas...
    Ontem enqto eu tava na aula e pensava em desistir, lembrava dos 230 reais gastos no mercado. Definitivamente tenho q ir ate o fim... Ate pq acho uma fortuna o q gastei, pensando q comprei coisas super naturais e pensem, materia prima pra td o resto q comemos.
    To tomando a agua com limao e acho q vou fazer um sucao hj pela manha.
    P.s. sim.... eh o copo do ano novo e sim, a cana q esta escrito se refere a cachaca... mas nao, nao foi caipirinha o que eu bebi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Naty, só vc pra manter o bom humor no meio disto!!!

      Excluir